quinta-feira, 31 de julho de 2008

Aqui à Gato do Tom!

Actualização

Vejam o 2º comentário. Ao que parece é uma melhor maneira de resolver o problema. Ainda não testei.
____________________________________________________________________

Bem, quando o eclipse se passa dos carretos às vezes são precisas medidas drásticas.

Num determinado projecto web, depois de configurar o TomCat no Window->Preferences->Server->Installed Runtimes, e de correr o projecto com sucesso no "Gato do Tom", passado algum tempo (sim, não é um mito, o software degrada-se...) o projecto ao compilar começou a dar um erro muito engraçado: Target runtime Apache Tomcat v5.5 is not defined.

Bem indo às propriedades do projecto, na parte do Server, ele estava lá. Contudo a mensagem aparecia na mesma. Depois de pesquisar na net por uma solução, nada encontrei que me ajudasse.

Fiz umas pesquisas na máquina local por "Gato do Tom" nos ficheiros do projecto e encontrei 2 entradas nos seguintes ficheiros:
  • org.eclipse.jst.common.project.facet.core.prefs
  • org.eclipse.wst.common.project.facet.core.xml
Comentei as entradas do "Gato do Tom" e voltei a abrir o projecto.

O erro desapareceu. É caso para dizer... "Aqui à Gato (do Tom)!".

2 comentários:

Ariadnes Rodrigues disse...

=]

Que manha de GatOOo

valeu!!!!

Unknown disse...

Olá, estava com o mesmo problema, e antes de alterar os arquivos do projeto, achei melhor buscar uma solução menos intrusiva.
Foi quando clicando com o botão direto do mouse (rato) e selecionando as propriedades do projeto, encontramos o item Project Facets, na extrema direita temos duas abas: Details e Runtimes, clique na aba Runtimes, e veja se o runtime com problema está lá, se estiver provavelmente está desmarcado. Marque-o, isso deve resolver.
Se não estiver visível, marque a opção logo abaixo da caixa de Runtimes, nomeada "Show all Runtimes", e então marque o Runtime necessário e clique Apply -> OK.
Isso deve resolver. um problema que tive foi ter dois Runtimes definidos e ambos marcados, parece que o Eclipse pega sempre a primeria opção, ou gera um conflito entre os dois. De qualquer forma deixe marcado apenas o Runtime configurado no seu projeto. Isso tudo deve resolver.
Me parece que esse é o caminho para editar os arquivos mencionados neste post, mas de forma não intrusiva.
Espero ter ajudado.